Trabalhadores | Sebastião Salgado

Em 1981, Sebastião Salgado “estoura” no cenário mundial ao ser o único fotógrafo a documentar a tentativa de assassinato do então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, o que lhe dá grande destaque internacional.

sebastiao-salgado2

Brasileiro, radicado na França, Salgado é reconhecido mundialmente como um dos mestres da fotografia documental contemporânea. Nos anos 80 e 90 publica grandes fotorreportagens de denúncia social, em livros como Sahel: l’Homme en Détresse (1986), Trabalhadores (1993) e Terra (1997).

sebastiao-salgado

Quatro anos depois de ter sido publicado no exterior, o livro Trabalhadores, começa a ser vendido no Brasil, na segunda semana de março de 1997. A obra, que levou sete anos para ser realizada, reúne 350 fotos de trabalhadores de várias partes do mundo em 400 páginas.

sebastiao-salgado1

Um mês depois, do mesmo ano, foi promovido no Espaço Unibanco de Cinema, em São Paulo, o lançamento mundial do livro Terra, com 109 fotos de trabalhadores rurais de várias partes do Brasil. Além das fotos de Sebastião Salgado, o livro tem prefácio do escritor português José Saramago e um CD com músicas inéditas do compositor Chico Buarque.

sebastiao-salgado31

Os direitos autorais da edição brasileira foram doados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.

About these ads

~ por fotoclubef508 em 1 de maio de 2009.

4 Respostas to “Trabalhadores | Sebastião Salgado”

  1. Gostaria de fazer apenas uma pequena correção: Salgado não foi o único fotógrafo presente na tentativa de assassinato de Reagan. Desconheço a história toda e quantos fotógrafos estiveram presentes no fato, mas sei que Ron Edmonds, da AP, também fotografou a confusão e que suas fotos acabaram por lhe render o Pulitzer de Spot News Photography de 1982.

    abs e continuem o belo trabalho,

  2. frandioso trabalho um orgulho pra mim que sou pernambucano.

  3. alguém me ajude a contatar Sebastião Salgado, pois como seu filho, minha filha tem síndrome de Down. Maíra, e é ótima em fotos. Como lançará um livro de fotos, na Fnac-Campinas, audaciosamente, como faria qquer mãe que ama, o aval na escolha de pelo menos 30 fotos dela, pelo nosso mestre Sebastião Salgado, seria de riqueza fundamental para que a sociedade perceba aptidões e dons “natos” nos portadores da síndrome de Down. Mesmo que eu as envie através de vcs, já seria de grande ajuda, mas não desisto do sonho dela , que acaba sendo meu tbém por tentar realizá-lo. Abraço-os. Silvia-mãe.Ah! sem fins lucrativos, com lançamento restrito e as pºas 50 pessoas, consumirão gratuitamente produtos do Frans Café, local do lançamento. outros abraços,Silvia de Castro, mãe da Maíra-fotógrafa.Então aguardo resposta. bjos.

  4. Aliás, é uma grande correção, pois, ainda, existe o mito que só o Salgado esteve lá e, não só o Ron Edmonds, da AP, estava presente, assim como outro fotógrafo Michael Evans que, na época, era o fotógrafo da oficial Casa Branca pela revista TIME. Um Abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: